G21 - Número de tentativas
Em atividades educativas e lições interativas, é recomendável que o sistema permita até cinco tentativas em uma atividade antes de mostrar a resposta correta.
Em atividades educativas e lições interativas de sites ou aplicações web, é sugerido que o sistema permita até, no máximo, cinco tentativas em uma atividade antes de mostrar a resposta correta à criança.
Habilidades trabalhadas
Resolução de problemas, Atenção, Lidar com mudanças ou transições
Por que fazer?
Em atividades ou lições interativas, mais de cinco tentativas pode levar pessoas com TEA, principalmente crianças, a se frustrarem.
Como fazer?
- Em atividades que permitam múltiplas tentativas e possuam gabarito, permita até cinco tentativas antes de mostrar a resposta correta.
- Forneça opções para a pessoa exibir a resposta correta ou reiniciar a atividade.
Referências
- Sitdhisanguan, K., et al. Using tangible user interfaces in computer-based training systems for low-functioning autistic children. Personal Ubiquitous Comput. v. 16, n. 2, p. 143-155, 2012.
Princípio 6 - Visibilidade do estado do sistema
Este princípio refere-se sobre como informar o progresso de tarefas realizadas pelo usuário, incluindo prover claramente informações sobre erros, instruções de ajuda e informações relacionadas a mudanças no estado de elementos.