G07 - Interfaces flexíveis

Oferecer opções para customizar a quantidade e a disposição de elementos na tela e personalizar as funcionalidades.

É importante que sites ou aplicação web utilizadas por pessoas com TEA sejam flexíveis em sua interação e funcionalidades, fornecendo escolhas para adaptar os recursos apresentados e o layout de acordo com as necessidades de cada usuário.

Habilidades trabalhadas

Atenção, Leitura, Compreensão verbal ou linguística, Compreensão visual, Lidar com mudanças ou transições

Por que fazer?

Prover escolhas nos métodos de utilização do site ou aplicação permite que pessoas com TEA estejam no controle e adequem as funcionalidades e a apresentação das informações do modo que seja mais confortável a elas.

Pais, educadores e terapeutas de pessoas com TEA também podem fazer uso destas opções para configurar a aplicação da forma mais adequada à pessoa.

Como fazer?

  • Permitir personalizar as funcionalidades para inclusão de elementos comuns e conhecidos da rotina da pessoa, especialmente para crianças. Por exemplo: permitir incluir de rosto da criança como personagem de uma atividade que envolva histórias.
  • Quando possível, permitir customizar a quantidade de elementos presentes na tela.
  • O site ou aplicação deve apresentar formas de ordenar atividades e gravar a completude de tarefas, principalmente para tarefas que envolvam várias etapas ou que podem levar muito tempo.
  • Permitir flexibilidade de interação com a aplicação, promovendo diferentes estratégias para a realização de tarefas e considerar particularidades do autismo.

Referências

  1. ASSISTIVE WARE. A voice for those who cannot speak: Proloquo2Go. 2014.
  2. SILVA, G. F. M.; SALGADO, L. C. DE C.; RAPOSO, A. B. Metáforas de Perspectivas Culturais na (re) definição de padrões de colaboração de um jogo de multi-toque para usuários com autismo. Proceedings of the 12th Brazilian Symposium on Human Factors in Computing Systems (IHC’13). Anais... Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2013.
  3. PUZZLE PIECE. Puzzle Piece: Android Tablet + Autism Apps. 2014.
  4. MILLEN, L.; EDLIN-WHITE, R.; COBB, S. The development of educational collaborative virtual environments for children with autism. Proceedings of 5th Cambridge Workshop on Universal Access and Assistive Technology (CWUAAT 2010). Anais... Cambridge, UK: University of Cambridge, 2010.