G24 - Feedback de interação

Forneça instruções e feedback imediato sobre uma restrição de interação com o sistema ou com algum elemento.

Quando a pessoa interagir com um elemento de forma diferente da qual o elemento deve ser acionado, forneça mensagens claras para indicar que aquela ação não deve ser realizada e como a pessoa deve interagir com aquele elemento. Isto ajuda principalmente crianças a compreender restrições de interação e a prever o comportamento deste elemento nas próximas interações.

Habilidades trabalhadas

Memorização, Atenção, Compreensão visual, Lidar com mudanças ou transições

Por que fazer?

Regras e restrições de interação do sistema podem ser mais efetivas do que instruções fornecidas por pessoas, possivelmente por estas restrições fornecerem feedback (retorno) imediato e auxiliarem a pessoa a prever o que pode ou não ser realizado.

Como fazer?

  • Quando a pessoa interagir com um elemento de forma diferente da qual o elemento deve ser acionado, forneça imediatamente uma mensagem para indicar que aquela ação não deve ser realizada e como a pessoa deve interagir com aquele elemento.
  • Quando possível, forneça previamente a instrução sobre como utilizar, acionar ou interagir com o elemento, próximo ao mesmo, para que a pessoa possa compreender previamente as restrições de interação.
  • Evite exibir as mensagens de feedback somente depois de uma série de interação ou longe do elemento, por exemplo, exibir o feedback depois de preencher um formulário e submeter as informações. É importante que o feedback seja imediato.

Referências

  1. BATTOCCHI, A. et al. Collaborative puzzle game: a tabletop interface for fostering collaborative skills in children with autism spectrum disorders. Journal of Assistive Technologies, v. 4, n. 1, p. 4–13, 2010.