G03 - Legibilidade

Procure ser sucinto, não escreva parágrafos longos e utilize marcações que facilitam a leitura como listas e títulos para seções de conteúdo.

Além de escrever textos com a linguagem adequada (ver recomendação G02), devem ter uma estrutura que permita a legibilidade. Uma boa forma de atender isso é utilizando elemento como subtítulos e listas, sendo necessário também se atentar à quantidade de caracteres por linha e espaçamento entre linhas.

Habilidades trabalhadas

Atenção, Leitura, Compreensão verbal ou linguística, Compreensão visual

Por que fazer?

Conforme mencionado na recomendação G02, parágrafos complexos podem ser distrativos e prejudicar a atenção ao conteúdo da página para pessoas com TEA.

Textos divididos entre pequenos parágrafos, listas e textos com subtítulos maximizam a legibilidade e ajudam a focar a atenção na informação, guiando a leitura e organizando melhor o conteúdo.

Como fazer?

  • Atente-se para a legibilidade do texto quanto à altura de linha, evite linhas com mais de 80 caracteres e não espace muito as palavras e letras.
  • Evite alinhar os textos à direita.
  • Use textos em caixa baixa, evite o uso de caixa alta para todos os caracteres.
  • Faça uso de marcações de cabeçalho (títulos e subtítulos).
  • Use fontes sem serifa como Arial, Verdana, Helvetica e Tahoma.
  • Use linguagem simples, apropriada ao conteúdo, evitando erros ortográficos e gramaticais, evitando coloquialismo, texto não literal, abreviações e acrônimos. Procure ser sucinto e não escreva parágrafos longos.

Referências

  1. WEBAIM. Evaluating Cognitive Web Accessibility with WAVE. 2014.
  2. FRIEDMAN, M. G.; BRYEN, D. N. Web accessibility design recommendations for people with cognitive disabilities. Technology And Disability, [s. L.], v. 19, n. 4, p.205-2012, jan. 2007.